Willian Oughtred - As tabelas de Napier influenciaram diretamente a invenção da régua de cálculo, concretizada por Willian Oughtred, com sua forma circular foi considerada como um dos primeiros dispositivos analógicos da computação. As réguas de cálculos e as calculadoras mecânicas foram largamente utilizadas até 1970, quando surgiram as calculadoras eletrônicas.
Construída basicamente de escalas logarítmicas, distribuídas de forma com que facilite multiplicações, divisões, potenciações, entre outras operações. Além é claro, de ser utilizada para efetuar cálculos que envolvam multiplicações baseando-se na propriedade que conhecemos hoje como logaritmo do produto.
Salientamos que é possível desenvolver uma Régua de Cálculo circular para quaisquer fins, ou seja, a escala descrita nas réguas pode variar de acordo a necessidade, nem sempre tendo que ser uma escala logarítmica, como uma Régua de Cálculo para calcular as vantagens do uso do álcool e da gasolina.
Antes das calculadoras e computadores, as réguas eram muito utilizadas por cientistas e engenheiros em seus projetos, contudo, com a criação das calculadoras, a régua entrou em desuso, porém a base dos seus procedimentos é utilizada atualmente na computação.
Se levarmos em conta que o termo «computar» significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, «computador» seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e precisão.
Inicialmente o homem gastou os seus próprio dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema «decimal*» e aos termos «digital*» e «dígito*». Para auxílio deste método, eram usados gravetos, pontas ou marcas na parede.
Os primeiros computadores, ou de geração zero, apareceram no século XVII e eram compostos exclusivamente por elementos mecânicos.
0 comentários:
Postar um comentário