Blase Pascal - Desenvolveu uma máquina de calcular totalmente mecânica. A máquina, também chamada de Pascaline, era baseada na existência de um disco para cada potência de 10, cada disco sendo dotado de 10 dígitos (de 0 a 9).
Embora capaz de realizar apenas adições e subtrações, outras operações, como multiplicações e divisões podiam ser realizadas através da combinação das primeiras.
Pascal esperava comercializar sua máquina, mas foi um fracasso comercial, apesar de ser uma importante invenção.
A sua vida útil foi cerca de 200 anos sobre aperfeiçoamentos progressivos por diversos inventores.
Gottfried von Leibniz - aperfeiçoou a máquina de Pascal e criou uma calculadora mecânica, conhecida como Roda de Leibnitz. Isso se dera pela ânsia de agilizar os intermináveis cálculos astronômicos (conhecido por ele durante uma visita a Paris em 19671, ao astrônomo Christian Huygens), no qual se empenhou no projeto.
No ano seguinte á visita, Leibnitz finalizava a sua calculadora mecânica capaz de fazer facilmente cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito semelhante ao de Pascal, mas com componentes extras que agilizavam os cálculos e se moviam dentro da máquina, otimizando os cálculos repetitivos.
0 comentários:
Postar um comentário